Suíça reabre fronteiras para turistas brasileiros: veja protocolos

zurique, capital da suiça

Com a reabertura da Suíça para turistas brasileiros, é possível visitar a cidade de Zurique novamente | Foto: Pixabay

A Suíça vai reabrir as fronteiras para brasileiros viajarem a turismo a partir de 26 de junho de 2021, desde que sigam todos os protocolos biossegurança contra a Covid-19 e requisitos de entrada. Dessa forma, reunimos informações oficiais e atualizadas. Confira!

Requisitos e documentos para viajar para a Suíça

Saiba quais são os requisitos de entrada para brasileiros na Suíça durante a pandemia:

  • Brasileiros totalmente vacinados com a 1ª e 2ª dose (ou dose única) poderão entrar na Suíça isentos de quarentena e/ou teste PCR
  • Seguro-viagem: obrigatório, com cobertura para Covid-19 – faça uma cotação
  • Formulário de entrada: preencher ante da viagem

Importante: os imunizantes da Pfizer, Moderna, Janssen, AstraZeneca (inclusive Covishield) e Sinovac (Coronavac) são aceitos para entrar no país sem a exigência de quarentena ou apresentação de testes PCR. A lista consta no site oficial da autoridade de saúde da Suíça.

Quanto à documentação que comprove a aplicação das duas doses da vacina, qualquer documento oficial é válido, desde que a pessoa possa provar que o documento lhe pertence, com dados com nome e sobrenome, data de nascimento, nome do curso de vacinação e data da vacinação – veja como emitir certificado de vacinação contra Covid-19.

menores de 16 anos (incompletos) podem entrar acompanhados dos pais vacinados sem a necessidade de apresentar teste. Adolescentes entre 16 e 18 anos devem apresentar teste PCR negativo para poder acompanhar os pais sem a vacina.

Mas, atenção! Esses requisitos de viagem podem mudar de repente, visto que o governo pode fechar as fronteiras da Suíça conforme o avanço da pandemia no país ou no mundo. Então confira mais informações neste simulador de requisitos do governo suíço!

Encontre passagens aéreas promocionais para a Suíça

Voltar ao sumário

Protocolos de biossegurança na Suíça

Como a Suíça está com as fronteiras abertas, o país tem adotado medidas preventivas contra a Covid-19 para proteger os turistas, por exemplo:

  • Uso de máscaras em locais públicos, inclusive o voo e aeroporto (saiba quais são autorizadas para embarcar)
  • Distanciamento social de ao menos 2 m
  • Ocupação limitada e estabelecimentos comerciais
  • Desinfecção de superfícies e equipamentos compartilhados
  • Medição de temperatura das pessoas

Casos de Covid-19

Até 22 de junho de 2021, a Suíça registrava os seguintes números:

  • Ativos: 318.621
  • Recuperados: 372.628
  • Totais: 702.124
  • Mortes: 10.875

Vacinação na Suíça

Até 21 de junho de 2021, o país vacinou mais de 4 milhões de pessoas com a primeira dose, o que corresponde a aproximadamente 47,4% da população. Já aquelas que tomaram as 2 doses da vacina já passaram de 2,6 milhões de pessoas.

Acesse o site oficial de saúde da Suíça para acompanhar os números atualizados!

Voltar ao sumário

Cias. aéreas que voam para a Suíça

Agora que a Suíça reabriu as fronteiras para brasileiros, veja algumas cias. aéreas disponíveis para visitar o país:

  • SWISS 
  • Turkish Airlines
  • TAP Air Portugal
  • KML
  • Air France
  • Air Europa
  • Lufthansa
  • Iberia

Atente-se às conexões em outros países, porque algumas nações europeias, como Espanha e Alemanha, por enquanto não aceitam que passageiros oriundos do Brasil em conexão para destinos dentro do espaço Schengen, a exemplo da Suíça. Então prefira voos que passem pelos Países Baixos (Holanda), Portugal, França ou que sejam diretos para Zurich – saiba mais sobre conexão na Europa durante a pandemia!

Encontre passagens aéreas promocionais para a Suíça

Voltar ao sumário

Teste de Covid-19 para entrar no Brasil

Desde o final de 2020, o Brasil exige teste RT-PCR negativo de Covid-19 para retornar ao país. Portanto, você precisará fazer um retorno da Suíça até 72 horas antes do embarque de volta.

Peça no seu hotel indicações de laboratórios, pois certamente eles indicarão onde fazer um teste de Covid-19 na Suíça.

Ao pesquisar, encontramos o Hyacell Laboratory, os valores podem variar e devem ser consultados no local!

Encontre passagens aéreas promocionais para a Suíça

Voltar ao sumário

Importante: informações controversas e mudança na reabertura da Suíça

Desde que foi noticiada a reabertura da Suíça para turistas vacinados, algumas informações não ficaram bem esclarecidas. Um dia após o anúncio, dia 24 de junho, o país reajustou as regras de entrada e só aceitará viajantes totalmente vacinados.
 
Veja o comunicado do escritório de turismo da Suíça no Brasil, através do representante Fabien Clerc:
 
“A Suíça está facilitando as restrições de entrada existentes para pessoas que chegam ao país e possam provar que foram vacinadas com um imunizante aprovado pelo FOPH, EMA ou OMS, dentro de 12 meses após as duas doses (ou dose única). Isso também se aplica à antiga lista de países com um vírus preocupante. Os turistas brasileiros totalmente vacinados terão permissão para entrar na Suíça sem precisar ser testados ou colocados em quarentena, desde que seja certo que a vacinação oferece uma boa proteção. Ou seja, para esta categoria de países, apenas turistas vacinados podem entrar na Suíça. Estar recuperado não é mais aceito como motivo de entrada para turismo”.
Outra informação que gerou muitas dúvidas, foi sobre a validade da vacina do laboratório da Sinovac, responsável pela produção da CoronaVac, que é citado na lista dos imunizantes aceitos. Nesta sexta-feira, 25 de junho, entramos em contato com o Consulado da Suíça no Brasil, que nos informou que a CoronaVac está na lista de vacinas aceitas para a entrada de turistas brasileiros.

Mais sobre a retomada do turismo  no Brasil e no mundo

situação das fronteiras é dinâmica, mudando a todo momento. Então, para você se atualizar, veja também estes outros artigos:

Encontre passagens aéreas baratas para a Suíça

Voltar ao sumário