Florianópolis: roteiro de 3 dias pela capital de Santa Catarina

prainha em florianópolis

Florianópolis é conhecida por suas diversas atrações e as mais belas praias | Foto: Flickr

Florianópolis, a capital de Santa Catarina, é um dos destinos de praia mais procurados pelo Sul do Brasil.

Além das belas paisagens, que incluem a famosa praia de Jurerê, Floripa também oferece passeios ao ar livre, museus, mercados e pontos turísticos históricos. Aliás, lá é um cenário perfeito para curtir dias em turma, casal ou na própria companhia.

Pensando nisso, preparamos um roteiro por Florianópolis, de 3 dias, que você pode adaptar ao seu estilo e tempo de viagem. Vamos?

Roteiro resumido em Florianópolis

Você pode reorganizar o roteiro por Florianópolis da forma que quiser, afinal, a viagem é sua! Então, caso queira ir a mais lugares no mesmo dia, reordenar, adicionar ou retirar atrações, faça da maneira que preferir!

Dia 1

Dia 2

Dia 3

 Voltar ao sumário

Como chegar em Florianópolis

O Aeroporto Internacional de Florianópolis, chamado de Hercílio Luiz em homenagem a um ex-governador da década de 80, recebe voos nacionais e internacionais, sendo o principal de Santa Catarina.

Por isso, se for de avião para Floripa, você chegará por ele. Além de uma ótima infraestrutura, o aeroporto fica a apenas 15 km do centro da capital, o que torna o trajeto rápido e cômodo.

Das capitais do Brasil situadas ao Norte de Florianópolis, como Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, o acesso é feito pelo litoral catarinense, através da rodovia federal BR-101, sendo que a maior parte dela já está duplicada. A mesma rodovia é a referência principal para aqueles que vêm do Sul, como Porto Alegre ou Montevidéu, no Uruguai.

Já os turistas que vem a partir de Curitiba, Porto Alegre ou São Paulo, outra opção é a estrada BR-116 (Régis Bittencourt).

#DicaPI: caso você chegue de avião, pode optar em alugar um carro assim que chegar na cidade e, dessa forma, curtir Florianópolis com mais conforto. Confira valores em nosso parceiro!

Voltar ao sumário

O que fazer em Florianópolis

Florianópolis é uma ilha estreita e possui regiões bem demarcadas e, por isso, é indicado que monte o seu roteiro de acordo com essa dinâmica.

Veja as nossas dicas e, se sentir necessidade, faça as suas adaptações.

Mirante e Ponte Hercílio Luz

ponte hercílio cruz em florianópolis

Vista para a Ponte Hercílio Luz | Foto: Flickr

A Ponte Hercílio Luz é um dos principais cartões-postais de Florianópolis e vale a pena observá-la tanto de dia, quanto à noite.

Inaugurada em 1926, ela ficou fechada para o tráfego de 1991 ao final de 2019. Após reestruturação, a ponte foi reaberta e, assim, você também pode conhecê-la de carro, além de vê-la em meio à paisagem de Floripa.

Um dos melhores locais para apreciar a vista é o mirante que leva o mesmo nome e fica na praça Hercílio Luz. Embora pequena, ela é muito bem cuidada e é um passeio imperdível para observar a cidade de maneira ampla.

Ali perto está o Parque da Luz, que tem entrada gratuita e é uma opção para quem busca passeios ao ar livre, junto da natureza.

  • Entrada no Mirante da Ponte Hercílio Cruz: gratuito
  • Localização: Rua Jornalista Assis Chateuabriand, 70, Florianópolis
  • Funcionamento: 24 horas por dia

Voltar ao roteiro resumido

Centro Histórico de Florianópolis

Separe cerca de 3 horas para conhecer o centro histórico de Florianópolis! Confira os pontos mais importantes abaixo, sendo que você pode entrar e conhecer ou apenas ver de pertinho, do lado de fora, já que são construções lindas e que merecem apreciação.

Voltar ao roteiro resumido

Mercado Público de Florianópolis

mercado público de florianópolis

O Mercado Público é um centro de comércio histórico de Florianópolis | Foto: Wikipedia

Uma das maneiras de conhecer um destino é, inegavelmente, provando a culinária local. Por isso, os mercados são tão importantes para o turismo. Em Florianópolis isso também acontece!

O Mercado Público de Florianópolis, apesar de ser muito menor que em muitas capitais brasileiras, oferece diversas opções de comidas e bebidas. Ele é dividido em dois ambientes: o externo, onde há barracas que vendem principalmente frutos do mar, e o interno, onde há restaurantes e bares.

Por lá, prove o surpreendente pastel de camarão, conhecido por ser o melhor de Floripa. Para encontrar essa delícia, procure pelo BOX 32. Aproveite e veja mais dicas de restaurantes em Florianópolis.

  • Entrada: gratuita
  • Localização: Rua Jerônimo Coelho, 60, Centro, Florianópolis
  • Funcionamento: de segunda a sexta, das 7h às 22h e aos sábados das 7h às 14h

Voltar ao roteiro resumido

Casa da Alfândega

A Casa da Alfândega é, atualmente, uma feira de artesanato local, onde você pode comprar lembranças da cidade e outros mimos. O local é o ponto de encontro entre moradores e turistas e foi construído na década de 1970, em seguida ao aterramento da área ao redor da Antiga Alfândega.

Além das compras, aprecie o prédio que tem arquitetura neoclássica.

  • Entrada: gratuita
  • Localização: Praça XV de Novembro, 270, Centro, Florianópolis
  • Funcionamento: de segunda a sexta, das 9h às 18h30 e aos sábados das 9h às 13h

Voltar ao roteiro resumido

Catedral Metropolitana de Florianópolis

A Catedral Metropolitana de Florianópolis é, certamente, um dos prédios mais importantes da cidade, já que foi construída em 1902 e possui importantes obras em seu interior, como é o caso da escultura “Fuga para o Egito”, toda em madeira e em tamanho real, esculpida pelo artista Ferdinand Demetz – o mesmo que fez a ceia da Sagrada Família.

  • Entrada: gratuita
  • Localização: Rua Padre Miguelinho, 55, Centro, Florianópolis
  • Funcionamento: todos os dias, das 6h à 0h

Voltar ao roteiro resumido

Museu Histórico de Santa Catarina (Palácio Cruz e Sousa)

palácio cruz e sousa em florianópolis

Vista lateral do Palácio Cruz e Sousa | Foto: Commons Wikimedia

O Palácio Cruz e Sousa, que já foi sede do Governo, é onde atualmente funciona o Museu Histórico de Santa Catarina.

Por lá há dois espaços: no primeiro andar é onde estão as exposições temporárias e, no segundo, onde fica a exposição permanente, que traz móveis, objetos de decorações, pinturas e outras relíquias da época em que o prédio era residência dos governantes.

  • Entrada: R$ 5
  • Localização: Praça XV de Novembro, 27, Centro, Florianópolis
  • Funcionamento: terça a sábado, das 10h às 18h e aos domingos das 10h às 16h

Voltar ao roteiro resumido

Prainha

A Prainha está a 9 minutos de carro do centro histórico e você pode encerrar o seu primeiro dia nela. Mas, a dica é ir logo após o almoço ou bem no início da tarde, já que ela possui trilha de 10 minutos até a faixa de areia.

Também há piscinas naturais por lá, a partir de outra trilha que também tem duração média de 10 minutos de caminhada. Há bares e restaurantes nas proximidades.

  • Localização: ao lado da Barra da Lagoa, Florianópolis

Voltar ao roteiro resumido

Jurerê Internacional

praia de jurerê internacional

Jurerê, que é muito conhecido como Jurerê Internacional, é um bairro no norte de Floripa, bem badalado e de classe alta, já que pelas ruas há como visualizar mansões de cair o queixo. Podemos até dizer que é a Beverly Hills do sul do Brasil.

Ao chegar na praia de Jurerê, observe que do lado direito estará restaurantes, bares e demais atrativos para a família. Já à esquerda, haverá mais agitação e muitos beach clubs.

Se for pela manhã, aproveite para dar um mergulho nas calmas águas de lá, além de aproveitar uma praia muito limpa e com boa estrutura de banheiros, restaurantes e demais serviços. À noite, se jogue nas festas!

Voltar ao roteiro resumido

Praia e Dunas da Joaquina

dunas da joaquina em florianópolis

As Dunas da Joaquina é mais um dos lugares imperdíveis para conhecer em Florianópolis | Foto: Commons Wikimedia

A praia da Joaquina é uma das mais famosas e é cenário para campeonatos de surf, principalmente no verão. Nela também há boa estrutura para permanecer durante todo o dia.

Em seguida, siga para as Dunas da Joaquina, que é um dos locais imperdíveis do roteiro por Florianópolis. Além do cenário surreal, há como descer de sandboard. Por lá também tem um pôr do sol lindo, aproveite!

Voltar ao roteiro resumido

Praia da Barra da Lagoa

Com mar tranquilo e areia fofa, a Praia da Barra da Lagoa tem infraestrutura que atende todos os tipos de turistas, desde os mais exigentes até quem quer economizar em Florianópolis. A praia, inclusive, é considerada a “queridinha” por muitos turistas e moradores da capital catarinense.

E motivos não faltam para isso: cheia de contrastes, a praia é o tradicional reduto manezinho que mantém a pesca como uma importante atividade econômica. Por lá não é difícil encontrar as lanchas dividindo espaço com barcos carregados de peixes.  O local ganhou a preferência dos jovens que estão aprendendo a surfar.

Voltar ao roteiro resumido

Lagoa da Conceição

No centro geográfico da Ilha, está a Lagoa da Conceição, que é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade. O local ainda guarda traços da cultura açoriana, as lendas da Ilha da Magia e alguns casarios coloniais preservados do século XVIII.

Considerado o point noturno de Florianópolis, o cartão postal da cidade é emoldurado por construções antigas, vilas de pescadores com bares e restaurantes, núcleos de artesanato, escolas de windsurf e muito mais!

Voltar ao roteiro resumido

Praia do Campeche

praia do campeche em florianópolis

Pôr do sol visto da Praia do Campeche | Foto: Pixabay

A Praia do Campeche é um dos pontos de embarque para a Ilha do Campeche. Por isso, antes de embarcar para lá, vale a pena conhecer o local.

Com mar agitado, águas cristalinas, areias brancas e dunas, essa é uma das praias mais calmas de toda a Florianópolis. Apesar disso, há estrutura de bares e restaurantes caso queira dar uma esticadinha por lá.

Voltar ao roteiro resumido

Ilha do Campeche

A Ilha do Campeche é, sem dúvida, um dos passeios imperdíveis do seu roteiro por Florianópolis.

O local possui sítio arqueológico com várias pinturas rupestres, feitas a 5000 A.C. Por tanta riqueza, ela foi tombada como patrimônio arqueológico e, desde o ano 2000, é cuidada pelo IPHAN.

Para visitá-la, é preciso seguir algumas regras.

  • É permitida a entrada de 800 pessoas por dia na alta temporada (dezembro a março); Já no restante do ano, o número cai para 770;
  • As visitas acontecem de domingo a domingo, de 9h às 17h;
  • Mesmo querendo permanecer mais tempo, não é possível. A permanência máxima é de 4 horas.

Para chegar até a Ilha do Campeche é possível sair de 3 praias: Campeche, Armação ou Barra da Lagoa. Os valores variam de R$ 80 a R$ 120 (pode haver alta do preço em temporadas mais concorridas), e o tempo também é variável, sendo de 10 a 30 minutos.

Importante: o passeio é bem concorrido, então, tente comprar antecipadamente ou chegar ao píer, da praia escolhida, por volta das 8h30, já que os barcos começam a sair às 9h.

Chegando lá, prepare-se para uma vista paradisíaca. Há espaços para piquenique, como é o caso do mirante “Ponta das Campanhas”, passeios em trilhas, com guias locais, e mergulho. Para comer, há apenas um restaurante e uma lanchonete.

Voltar ao roteiro resumido

Praia da Armação

Para fechar o tour por Florianópolis, não deixe de conhecer e ver o pôr do sol da Praia da Armação, que é de mar calmo e protegido por uma baía que a torna propícia para esportes náuticos.

Nas proximidades há opções diversas para comer e beber. Na alta temporada, ela pode ficar bem cheia, então, vá preparado!

Voltar ao sumário

Mapa com as atrações turísticas de Florianópolis

Confira, no mapa, onde fica cada uma das atrações citadas neste post:

Voltar ao sumário

Melhores regiões para se hospedar em Florianópolis

Você irá escolher o seu hotel, com certeza, a partir do seu estilo de viagem. Cada cantinho de Floripa proporciona uma experiência diferente. Portanto, confira abaixo um breve resumo sobre as principais regiões. Porém, vale ressaltar que também temos um texto com mais dicas de hospedagem por lá.

Centro de Florianópolis

É lá que estão hotéis para vários gostos e bolsos, além da proximidade do burburinho da ilha. Há opções, aliás, para compras, refeições, vida noturna e outras necessidades.

Contudo, como todo Centro, há mais barulho e movimentação. Então, se quiser tranquilidade, siga outra direção, que vamos mostrar nos tópicos a seguir.

Importante: em baixa temporada, o trânsito no Centro não atrapalha tanto o seu roteiro. Porém, em épocas como verão, Carnaval e Réveillon há muito engarrafamento, combinado?

Centrinho da Lagoa Conceição

Essa é uma opção parecida com a de cima, mas um pouco mais calma e uma ótima pedida para quem quer vida noturna agitada. Assim, dá para ir em várias festas e retornar a pé para o hotel.

Jurerê Internacional

bairro jurerê internacional

Jurerê  é um dos bairros mais badalados e procurados por quem chega em Florianópolis | Foto: Commons Wikimedia

Nem precisamos reforçar que essa é uma das localizações mais prestigiadas da ilha. E o preço, ademais, também segue esse padrão.

A região de Jurerê, onde está a famosa praia com o mesmo nome, oferece hotéis pé na areia, assim como resorts e hospedagens mais afastadas da praia. Fica à sua escolha, mas já adiantamos que festas e belas fotos não irão faltar.

Lagoinha

praia de lagoinha em florianópolis

A região de Lagoinha, em Florianópolis, oferece sossego e belas praias para os viajantes| Foto: Commons Wikimedia

Para quem vai com crianças, o local oferece mar calmo e faixa de areia mais larga que outras praias de Florianópolis. Essa é uma das áreas mais queridas, principalmente, dos argentinos!

Praia dos Ingleses

A Praia dos Ingleses é muito propicia para viagens em família, casal ou amigos que querem tranquilidade, como se estivessem em um vilarejo. Por lá há centrinho comercial, restaurantes e várias agências de vendem passeios diversos, inclusive para o Beto Carrero.

Sul da Ilha: Campeche e Armação

A Ilha do Campeche e a praia da Armação ficam no sul de Florianópolis e são indicadas para quem quer curtir praias mais afastadas.

Nesses locais, principalmente em Campeche, é possível praticar surf e ficar imerso à natureza, já que os ecossistemas são ricos e há até vestígios arqueológicos pré-históricos. Ou seja, o paraíso pra quem curte ecoturismo.

Voltar ao sumário

Transporte em Florianópolis

Durante os preparativos de qualquer viagem, é muito importante pesquisar as melhores formas de locomoção pelo destino. Afinal, não dá para depender apenas de um meio de transporte. Veja como se locomover por Florianópolis:

  • A pé: você pode conhecer boa parte do centro histórico a pé, além de museus, edificações históricas, áreas de lazer e bons restaurantes.
  • Ônibus: o transporte em Florianópolis é feito por meio de um sistema de terminais. Cada um atende uma região, de onde partem os ônibus que circulam pelos bairros e que fazem a ligação com outros terminais da ilha. São eles: TICEN (Terminal Centro), TILAG (Terminal Lagoa da Conceição), TIRIO (Terminal Rio Tavares), TITRI (Terminal Trindade), TISAN (Terminal Santo Antônio), TICAN (Terminal Canasvieiras). O valor da passagem é de R$ 4,25.
  • Táxi: os táxis funcionam muito bem em Florianópolis, além de ser uma opção pra quem não quer dirigir. Porém, dependendo da distância percorrida pode não ser uma alternativa econômica. O valor da bandeirada é de R$ 3,80.
  • Uber: o aplicativo de transporte também é uma excelente maneira de se locomover pela ilha. Os deslocamentos são um pouco mais baratos que de Uber e tornou-se uma alternativa de transporte.
  • Bicicletas e patinetes: o valor para uso das bikes é de R$ 1 a cada 15 minutos, já para os patinetes é cobrado R$ 3 de ativação mais R$ 0,50 para cada minuto de uso. O desbloqueio pode ser feito através do aplicativo Grin.
  • Carro alugado: o carro é uma das principais formas de se locomover em Florianópolis, visto que estar motorizado garantirá mais independência no deslocamento. Acesse o nosso conteúdo e veja o guia sobre o que fazer para alugar carro no Brasil e exterior.

Voltar ao sumário

Melhor época para viajar

O outono é uma das melhores épocas para viajar para Florianópolis, principalmente entre os meses de março e abril, quando as temperaturas ainda estão agradáveis e boas para curtir uma praia.

Além disso, nesses meses a altíssima temporada em Florianópolis já chegou ao fim e conseguimos encontrar a relação mais favorável, considerando clima, ocupação da cidade e preços – principalmente de hospedagem.

Confira como são as estações na capital catarinense:

  • Verão (dezembro a março): ideal para curtir e aproveitar muito as praias e o sol
  • Outono (março a junho): temperaturas amenas, mas, ainda assim é possível aproveitar as praias
  • Inverno (junho a setembro): geralmente não chove, então dá para aproveitar a cidade bem agasalhado
  • Primavera (setembro a dezembro): as temperaturas podem aumentar, e geralmente chove bastante, portanto não é o melhor período se o objetivo for curtir as praias

Mais dicas do Sul do Brasil

Quem viaja pelo Brasil tem o privilégio de conhecer destinos encantadores, repleto de histórias e paisagens exuberantes. Que tal conhecer um pouco mais das belezas do Sul? Veja as nossas dicas:

Restaurantes em Florianópolis: dicas para comer e beber

Hotéis em Florianópolis: dicas por região

Todas as dicas do Sul

Voltar ao sumário